GALARDÃO «BARREIRO RECONHECIDO» 2009  Enviar por E-mail
Escrito por Sérgio Rocha   
Sexta, 17 Julho 2009 22:31

GALARDÃO «BARREIRO RECONHECIDO» 2009
Desporto - Sérgio Rocha

GALARDÃO «BARREIRO RECONHECIDO» 2009<br> Desporto - Sérgio RochaSérgio Rocha cresceu no Barreiro. Aqui, actualmente, vive. Em 1984, com 12 anos, fez os primeiros movimentos no Grupo Desportivo da Quimigal, tendo ganho o primeiro de muitos títulos no ano seguinte.
Treinou, investiu, dedicou-se, entusiasmou-se e apaixonou-se por aquilo que hoje é um amor para a vida: o xadrez. Aos 37 anos, este Mestre Internacional, que cumpre, em 2009, 25 anos de carreira, tem o seu currículo repleto de vitórias.

Muitas desportivas, é certo, mas muitas outras pedagógicas porque, paralelamente à prática e competição, se dedicou ao ensino da modalidade. Com ele se cruzaram, já, largos milhares de jovens barreirenses a iniciar e/ou a aperfeiçoar o jogo.
Medalha de Bronze e Prata nos campeonatos mundiais de sub 26, em 1993 e 1995, e Bronze pela Selecção Nacional, em 2006, Sérgio Rocha representou o País em dois campeonatos europeus e cinco Olimpíadas, participou em cinco mundiais e vários torneios internacionais, tendo vencido o “Internacional de Mestres”, em 2005.
Reconhecido pelo Ministério da Juventude e do Desporto, em 2001, e pelo Instituto de Desporto de Portugal, em 2005, com a Medalha de Mérito Desportivo, este xadrezista venceu diversos títulos nacionais individual e colectivamente, os últimos dos quais pelo FC Barreirense, emblema que representa há cerca de dez anos.

Há uma década Director Técnico do Plano de Desenvolvimento de Xadrez do Concelho do Barreiro – que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro e o Clube de Xadrez –, integra o corpo técnico da Federação Portuguesa e da Associação regional da modalidade, sendo treinador de selecções nacionais jovens. É, ainda, formador de cursos de treinadores e animadores promovidos pela Federação Portuguesa de Xadrez e Treinador Oficial da Federação Internacional da modalidade.
Sérgio Rocha partilha os seus conhecimentos através dos cinco livros que já publicou, de manuais para cursos de formação e de diversos artigos em revistas internacionais da especialidade. “Xadrez Mágico” – a primeira das suas obras, lançada em 2000 – já conta com mais de 6.000 exemplares vendidos. “Técnicas e Estratégias de Xadrez”, uma co-autoria com o Mestre Internacional António Fróis, vai na 4ª edição.
No final de 2008, Sérgio Rocha esteve na cidade espanhola de Mérida num encontro transfronteiriço, onde apresentou em conferência – perante uma plateia composta por elementos do país vizinho ligados à modalidade – os moldes do funcionamento do reconhecidamente bem sucedido Plano de Desenvolvimento de Xadrez do Concelho do Barreiro.

Pelo seu elevado valor desportivo, percurso competitivo e vocação pedagógica, a Câmara Municipal do Barreiro atribui a Sérgio Rocha o Galardão «Barreiro Reconhecido» na área do ‘Desporto’.

Sérgio Rocha

“É com emoção e honra que após 25 anos de carreira, recebe esta distinção. Agradeço à minha mulher e às minhas filhas, a todas as escolas do Barreiro, aos auxiliares de educação, aos professores que ajudaram a desenvolveram este projecto na formação dos nossos jovens”.

Fonte: www.rostos.pt

 

 
Copyright 2008 Sergio Rocha